SIGA:
Gestão Desportiva
O desporto assume atualmente inegável importância cultural, social e económica seja em Portugal, seja em qualquer país dos diversos continentes.
Quem observa, planeia, pratica e comunica o desporto tem a consciência de que por trás dos records, do espetáculo desportivo, da prática recreativa ou até da atividade desportiva informal se encontram organizações desportivas, infraestruturas e recursos humanos que têm de ser geridos e potencializados. Obviamente, o desporto, como qualquer outro domínio social, tem de ser planeado, organizado, liderado e controlado, ainda que atendendo às suas especificidades.
É indesmentível que em Portugal, no dealbar do século XXI, a Gestão Desportiva transita de uma fase de crescimento e afirmação das décadas anteriores para uma fase de consolidação a vários níveis. Representa um sector profissional em crescimento, constitui uma área de formação profissional e universitária nos vários graus de ensino, dispõe de um acervo considerável de trabalhos de investigação e, por fim, tem granjeado credibilidade na sociedade. A nível internacional, a Gestão Desportiva é uma realidade em grande expansão em determinados países e regiões (e.g. Brasil, Angola ou Moçambique) e noutros, configura-se como uma realidade plenamente enraizada e desenvolvida (e.g. Europa, EUA ou Austrália).
Assim sendo, para a promoção do desenvolvimento desportivo, onde quer que seja, já não bastam conhecimentos e práticas em que se sobrevaloriza o conhecimento empírico, exige-se o competente desempenho de profissionais com formação qualificada e especializada. Deste modo, face ao reconhecimento científico, social e profissional da Gestão Desportiva justifica-se plenamente a existência de um 2º ciclo de estudos que contemple informação e formação de excelência em Gestão Desportiva aos licenciados, em diversos domínios científicos, bem como a prossecução dos estudos de pós-graduação aos profissionais no ativo.